Considerado pelos pesquisadores como a árvore da vida

O coqueiro é cultivado em quase todo o Brasil, com produção de 1,6 bilhão de frutos. Na região Nordeste, principal produtora nacional, concentram-se 80,9% da área colhida de coco do País e 73,5% de sua produção.
É considerado pelos pesquisadores como a árvore da vida, a planta de mil e uma utilidades. Todas as suas partes, como raiz, caule, folha, inflorescência e fruto são empregadas para fins artesanais, alimentícios, nutricionais, agroindustriais, medicinais e biotecnológicos, entre outros.
O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza. Mas, outras partes da planta também podem ser aproveitadas.
A importância do coco, na grande maioria dos países, deve-se ao seu papel na produção de óleo, que gera divisas e fornece uma cultura de subsistência para os pequenos agricultores, fornecendo alimentos, bebidas, ração para animais, entre outros.
No Brasil, a cocoicultura é de fundamental importância, estimando-se que gera emprego e renda no processo de produção, além dos inúmeros empregos indiretos gerados ao longo da cadeia produtiva.

Os maiores produtores de coco no Brasil, conforme levantamento anual, com base na Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, são:
Bahia: 344,7 milhões de frutos.
Ceará: 254,1 milhões.
Pará: 191,8 milhões.
Sergipe: 174,3 milhões.
Espírito Santo: 150,1 milhões.
Pernambuco: 139,5 milhões de frutos.
Alagoas: 77,44 milhões de frutos.
Rio Grande do Norte: 70,3 milhões de frutos.
A principal vitamina do coqueiro é a Vitamina D, sem contar que ela é fundamental para o sistema de defesa do corpo, melhorando a imunidade e deixando as doenças mais longe. Ela pode ser obtida através da exposição solar ou da alimentação.
Apesar de florescer o ano inteiro, a floração é mais frequente no verão. De forma simplificada, o coco é um fruto seco simples. Sua casca é fibrosa e ele apresenta um “caroço” interno. A coloração de sua casca é esverdeada a amarela e se torna castanha quando ele está maduro.
Uma água coco gelado e aquela castanha são uma delícia!
Fonte: Campo&Negócios
Sem Comentários | Seja o Primeiro!