Agricultura Agronegócios Coco Doce Economia Frutas Produtores Segurança

Coqueiro

Considerado pelos pesquisadores como a árvore da vida

O coqueiro é cultivado em quase todo o Brasil, com produção de 1,6 bilhão de frutos. Na região Nordeste, principal produtora nacional, concentram-se 80,9% da área colhida de coco do País e 73,5% de sua produção.

É considerado pelos pesquisadores como a árvore da vida, a planta de mil e uma utilidades. Todas as suas partes, como raiz, caule, folha, inflorescência e fruto são empregadas para fins artesanais, alimentícios, nutricionais, agroindustriais, medicinais e biotecnológicos, entre outros.

O coqueiro é uma planta amplamente conhecida e mais cultivada no litoral do nosso país. O seu fruto, o coco, fornece a água de coco e é utilizado na culinária. A partir dele também é possível fabricar cosméticos e produtos de beleza. Mas, outras partes da planta também podem ser aproveitadas.

A importância do coco, na grande maioria dos países, deve-se ao seu papel na produção de óleo, que gera divisas e fornece uma cultura de subsistência para os pequenos agricultores, fornecendo alimentos, bebidas, ração para animais, entre outros.

No Brasil, a cocoicultura é de fundamental importância, estimando-se que gera emprego e renda no processo de produção, além dos inúmeros empregos indiretos gerados ao longo da cadeia produtiva.

https://www.sacudidos.com.br/camiseta-sacudidos-logo-especial-vermelho-e-amarelo

Os maiores produtores de coco no Brasil, conforme levantamento anual, com base na Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, são:

Bahia: 344,7 milhões de frutos.

Ceará: 254,1 milhões.

Pará: 191,8 milhões.

Sergipe: 174,3 milhões.

Espírito Santo: 150,1 milhões.

Pernambuco: 139,5 milhões de frutos.

Alagoas: 77,44 milhões de frutos.

Rio Grande do Norte: 70,3 milhões de frutos.

A principal vitamina do coqueiro é a Vitamina D, sem contar que ela é fundamental para o sistema de defesa do corpo, melhorando a imunidade e deixando as doenças mais longe. Ela pode ser obtida através da exposição solar ou da alimentação.

Apesar de florescer o ano inteiro, a floração é mais frequente no verão. De forma simplificada, o coco é um fruto seco simples. Sua casca é fibrosa e ele apresenta um “caroço” interno. A coloração de sua casca é esverdeada a amarela e se torna castanha quando ele está maduro.

Uma água coco gelado e aquela castanha são uma delícia!

Fonte: Campo&Negócios

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário