Custo benefício para a otimização na criação de animais

Existe um custo benefício muito grande para a otimização na criação de animais que apenas necessita do conteúdo chegar aos agricultores Os agricultores têm ao menos 6 bons motivos para aderir a cerca elétrica, segundo várias pesquisas de países que já estão a muito tempo no mercado internacional de animais. Entre eles está a possibilidade de aumentar a criação de animais, e ser auxiliado por um especialista da isolar na escolha de equipamentos.
Há 4 décadas atrás quando a cerca elétrica com energia alternada começou a ser usada na Nova Zelândia o comércio do ramo teve uma revolução e juntamente com outras técnicas na criação de animais em 2010 se tornou o maior exportador mundial de caprinos, e de um lado, está cada vez mais caro o custo de cercas convencionais nas fazendas, por outro, a elétrica tem ficado cada vez mais barata.
Atualmente a instalação custa metade da cerca tradicional.
No entanto, segundo Pires, a grande vantagem da cerca elétrica é ser móvel e é capaz de dividir o pasto com mais facilidade e eficiência.
Contudo, a instalação requer cuidados básicos para garantir o sucesso do investimento.
Por isso é importante ficar de olho no tipo de fio utilizado, no aterramento, nos para-raios e nos isolantes adequados para dar segurança no manuseio da cerca eletrificada.

Porque os agricultores migram da cerca tradicional para a cerca elétrica:
1 – Otimizar a pastagem: os animais andam muito e pisoteiam o pasto, com a cerca elétrica fica muito mais fácil mudar o cercado e dividir em pequenos piquetes, com isso cada área do pasto é utilizada com o máximo de eficácia e aproveitando melhor o solo, além de tornar o manejo mais fácil!
2 – Redução de Mão de Obra: No modo tradicional de fazer cercas, se gasta muito para cercar uma área pelos seguintes fatos: Os palanques são colocados a uma distância de 2 a 3 metros um do outro com madeira boa, maior quantidade de fios e bastante esforço para reparar a cerca, enquanto a cerca elétrica se usa palanquetes em um espaçamento a cada 10 metros e a quantidade e o valor chega a reduzir 80%, o custo para reparar a cerca é praticamente nulo e não requer esforço desde que o fio usado seja o eletro plástico (mais barato que o fio de aço galvanizado).
3 – Ganho de peso dos animais: Utilizando o rotacionamento de pastagem o animal fica restrito a uma área com mais facilidade, andando menos, engordando mais, se estressando menos e consequentemente produzindo leite de melhor qualidade e em maior quantidade.
4 – Controle no plantio de pastagem: Uma das dificuldades para o agricultor é gerenciar a pastagem para que o rebanho sempre tenha alimento e não diminua a qualidade do animal. Utilizando o manejo de pastagem, o controle do plantio se torna viável e sustentável, manejando o gado após x dias (vária de acordo a região) e semeando no dia anterior para o próprio animal pisotear a semente e fazer o plantio antes do manejo. A cerca elétrica garante um controle melhor e maior eficácia pois o animal cria uma barreira psicológica e não estraga o cercado.
5 – Menor esforço na mudança de áreas: Um grande problema com a cerca tradicional é a inflexibilidade, gerando muito trabalho caso decida fazer reuso do material para construir outro piquete. Com o eletro plástico e os palanquetes móveis (mais barato que os palanques de madeira) é muito mais fácil, pois o eletro plástico é leve e fácil de enrolar e o palanque fácil de remanejar.
6 – Gasto zero de energia usando placas solares: Para reduzir o gasto com energia a ZERO basta colocar um eletrificador com placa solar evitando que a oscilação de energia danifique seu aparelho e ao mesmo tempo tenha uma estrutura duradoura e sustentável!
Se de um lado, está cada vez mais caro o custo de cercas convencionais nas fazendas, por outro, a elétrica tem ficado cada vez mais barata. Atualmente a instalação custa metade da cerca tradicional.
A grande vantagem da cerca elétrica é ser móvel e é capaz de dividir o pasto com mais facilidade e eficiência; A instalação requer cuidados básicos para garantir o sucesso do investimento.
Por isso é importante ficar de olho no tipo de fio utilizado, no aterramento, nos para-raios e nos isolantes adequados para dar segurança no manuseio da cerca eletrificada.
Fonte: CompreRural
Sem Comentários | Seja o Primeiro!