Atividades Rurais Câncer de Mama Cultura Mulher no Agro Políticas Roça Saúde Segurança

Prevenção do câncer de mama na zona rural

O trabalho de orientação e conscientização na prevenção da doença é muito importante e tem facilitado muito a vida das produtoras rurais.

Este é um importante exemplo de campanha que foi realizada em 2019 para chegar os cuidados e informação para mulheres que vivem na zona rural e onde não têm acesso a orientações.

Que se multiplique o grande exemplo para salvar vidas.

Mas afinal, o que é o câncer de mama?

Câncer de mama é um tumor maligno formado pelo crescimento de células de maneira desordenada e o desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. É o câncer mais comum nas mulheres brasileiras e o que causa mais mortes. Detectado nas fases iniciais, o câncer de mama tem 95% de chances de cura.

Não existe uma causa específica para a doença, mas alguns fatores de risco podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer: gênero, ser mulher é o principal fator de risco; a maioria é diagnosticado em mulheres acima de 55 anos; fatores genéticos, de 5% a 10% são hereditários, entre outros.

O exame preventivo é extremamente importante para a saúde das mulheres. Por isso, é importante que as populações rurais estejam sempre atentas a informações, orientações e, principalmente, a campanhas para a realização de exames de prevenção do câncer der mama.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raio X) seja feita anualmente por mulheres entre 50 e 69 anos, mas a partir dos 40 anos já é preciso começar a fazer o autoexame, feito por meio do toque, para sentir se existem caroços, nódulos ou pequenas lesões na região dos seios.

Campanha Algodão pela Vida

Para promover a conscientização da prevenção do câncer de mama, a Tama Brasil, empresa detentora da tecnologia para enfardamento do algodão, com apoio da SLC, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras; e da Scheffer, empresa brasileira produtora de algodão, soja e milho; está lançando, no mês de outubro, a campanha Algodão pela Vida, nós vestimos essa causa. A iniciativa conta ainda com o apoio do IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, do Núcleo Mulheres do Agro Oeste da Bahia e do Hospital do Câncer de Cuiabá.

A ação de responsabilidade social é dirigida para as comunidades rurais que fazem parte da área de atuação das empresas. Na Bahia, as cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, e no Mato Grosso, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sapezal e Campo Novo do Parecis, maiores produtoras de algodão no país.

Para chamar a atenção para a causa, durante o período da campanha foram expostos enormes fardos de algodão com embalagem cor de rosa nas estradas onde se localizam as principais as fazendas de algodão das empresas apoiadoras.

Que esta ação se espalhe e continue com este projeto que salva vidas.

Fonte: Noticias Agrícolas

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário