Um mecanismo de segurança e proteção para as áreas rurais

Sempre que entrava em uma propriedade rural, tinha a nossa frente uma porteira. Junto a ela, nos deparávamos com uma estrutura presa no chão de terra, com várias madeiras alinhadas lado a lado, onde o carro passava devagar. Era interessante porque o nome de “mata burro” despertava a curiosidade.
Meu avô, que costumava andar de caminhão pelas fazendas pegando latões de leite, nos dizia que esse nome se originou porque um burro tentou passar pelas madeiras e ficou preso. Na ânsia de se libertar acabou se machucando muito, sendo sacrificado. Então o nome ficou mata burro, graças a esse episódio.
Se é verdade, não sei. Muitos eram os “causos” que ele contava. Porém, este é o nome que ficou para este importante dispositivo.
Apesar do nome, ele não serve para matar os animais. Funciona como uma barreira que impede estes passarem de uma pastagem para outra, ou de um lado para outro da via, evitando assim que deixem as propriedades, e se locomovam para outros locais e estradas, que é muito comum de acontecer.
Pois bem, o mata burro é uma estrutura bem parecida com uma ponte, que fica situado na entrada da propriedade, ao lado da porteira.
É bastante utilizado por produtores rurais devido as vantagens que oferece, entre elas, o aumento a segurança, pois permite a livre passagem de veículos, sem haver a necessidade de parar para abrir as porteiras. Assim, a probabilidade de eliminar os riscos de assaltos, roubos e outros problemas do gênero é bem plausível.
O mata burro não prejudica o solo em sua instalação, como provocar uma erosão, pois a estrutura não contém grandes valas.
Há uma agilidade no que diz respeito ao semi confinamento, pois o mata-burro consegue agilizar o serviço já que não precisa abrir ou fechar a porteira sempre.
Como para tudo há uma evolução, os mata burros também foram sendo inovados. Antes, os mais comuns eram os mata burros de madeira, que se desgastavam facilmente por vários fatores, mas principalmente pela ação da natureza, sol e chuva. Em sua estrutura, os chamados tabuleiros não resistem por muito tempo, se soltando, devido as repetidas vezes de entrada e saída da propriedade. Então abriu a opção de mata burros de concreto que além de ser mais resistente, possui um tempo de vida útil maior, sendo fácil de instalar, e suportar grandes cargas e não demandar manutenções frequentes. Esta alternativa possui um custo-benefício melhor se comparado a outras versões, pois oferecem mais vantagens estruturais e econômicas em relação a outros modelos da mesma categoria.
Seja qual for a sua opção, o mata burro tem uma conotação muito útil e importante para quem conhece e vive na lida do dia a dia em suas propriedades.
Nessa minha narrativa, trago as memórias de um tempo bem longínquo, onde meu avô e tios praticavam o ir e vir dentro de propriedades rurais em busca do sustento, como muitos, que vivem de frequentar o campo diariamente, sendo referência e dignificando vidas.
Por Denise de Oliveira Guilherme




Sem Comentários | Seja o Primeiro!