Produtores que aderiram ao sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em suas propriedades podem contar com uma importante ferramenta tecnológica para gerenciar a produção.

É o software SisILPF_Teca, versão atualizada de uma linha da Embrapa desenvolvida para dar suporte ao manejo de árvores plantadas nesse tipo de sistema.
A ferramenta, que pode ser baixada gratuitamente pelo site da Embrapa Florestas, simula o desempenho de plantios de acordo com a realidade e os objetivos de cada produtor, permitindo que ele decida como manejar as árvores do sistema.
Os dados gerados pelo software podem orientar decisões relacionadas a como, quando e quanto desbastar e quando realizar a colheita final, por exemplo. Além disso, o dispositivo gera gráficos com informações precisas relacionadas a objetivos sustentáveis, como a quantidade de carbono retido pelas árvores nos sistemas.
“Com o programa, é possível fazer prognoses de produção de madeira no presente e em condições futuras, efetuar análises econômicas e, depois, levar para o campo apenas a melhor alternativa” informa o pesquisador da Embrapa Florestas Edilson Batista de Oliveira.
Segundo o pesquisador, o diferencial do SisILPF é que ele é aplicado exclusivamente a plantios no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

O que é o Sistema ILPF
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade em uma mesma área, usando melhor os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego. Tudo isso, de maneira ambientalmente correta, com baixa emissão de gases causadores de efeito estufa ou mesmo com a mitigação desses gases.
Por Destaques Digitais
Fonte Embrapa
Sem Comentários | Seja o Primeiro!