Agronegócios Artesanato Chapéu Economia Palha Carandá

Palha Carandá

A palmeira que dá vida aos artesanatos brasileiros

Trabalho artesanal com a palha carandá

Muito conhecida e requisitada na confecção de chapéus, a palha Carandá é muito leve, macia e de muita durabilidade.

Carandá é uma palmeira que lembra muito a carnaúba do Nordeste e é de muita utilidade. O tronco dela é usado como madeira, a palha para artesanato e o palmito para alimentação. No mundo, existem 2.700 espécies de palmeiras. No Brasil, são mais de 300 espalhadas de Norte a Sul.

Sua origem é do Pantanal Sul-mato-grossense. Essa palmeira é uma espécie de palha rústica que possui fibras muito flexíveis, leves e resistentes, isto propicia e facilita o uso desta matéria prima natural, a dar vida a resistentes chapéus de palha, produzidos a partir do trançado e da arte de tecer chapéus à mão.

Não há como pensar em um ambiente rural sem um bom chapéu. Esse adereço, que atingiu em cheio o coração do público que gosta de fazenda e música sertaneja, fez este mercado atingir um crescimento considerável e consistente em nossa economia, fazendo deste segmento um produto de muita prosperidade.

Se o chapéu de palha antes, estava associado apenas ao campo e agricultores, hoje é um atributo interessante, e cada vez mais, mulheres e homens estão adaptando, usando e abusam desse adereço, inclusive nas baladas noturnas.

O chapéu de palha Carandá é um dos mais tradicionais, graças a sua matéria prima genuinamente brasileira, ganhou popularidade ao longo dos anos, encontrando seu caminho na lista de itens essenciais de muitas pessoas. Eles trazem um impulso elegante a qualquer roupa e são amados por todos. Seus materiais leves os tornam imbatíveis para aqueles dias ensolarados e quentes.

Muito utilizado nas fazendas, o acessório conta com matéria-prima extremamente resistente, durável, fresquinha e funcional. Além disso, a coloração dos chapéus é totalmente versátil e combina com os mais variados estilos.

Existem vários modelos de chapéus de palha, mas todos são tecidos usando alguma forma de fibra vegetal.

A rigidez, a sutileza do tecido e o tempo gasto em tecer um chapéu completo da palha caracterizam sua qualidade. Sua natureza fibrosa resulta em chapéus extremamente duráveis, com seu material orgânico, tornando-os também muito flexíveis. Sua aparência elegante significa declaração de estilo nas ruas para muitos entusiastas da moda.

O resultado são lindos chapéus de cor clara, mas que também podem ser tingidos com pigmentos naturais. Esses chapéus são muito populares como acessórios tropicais e à beira-mar, sendo responsáveis pela facilidade de uso e respirabilidade.

Cuidados com o seu Chapéu de Palha Carandá

*Um chapéu de palha pode conservar-se limpo e com aparência de novo por muito mais tempo se ele for escovado regularmente com uma escova de roupas. *Se seu chapéu de palha ficar úmido, tire o excesso de água com um pano limpo e seco. Vire a carneira para fora e apoie o chapéu sobre o seu suporte numa superfície limpa e nivelada e deixe-o secar naturalmente.

*Nunca coloque seu chapéu sobre superfícies quentes.

*Se você utilizou seu chapéu e transpirou ou transferiu oleosidade para a carneira, vire-a para fora a fim de que a transpiração e a oleosidade se evaporem ao invés de serem transferidas para a palha do chapéu.

*Não deixe seu chapéu apoiado sobre a aba – ela ficará deformada. Apoie-o sempre pela copa ou no suporte.

*Nunca deixe que empilhem o seu chapéu! Seja exigente! Você estará conservando o seu formato original.

Os chapéus “Sacudidos” de palha Carandá são confeccionados atendendo todos os padrões de conforto desejados e, principalmente, padrões de alta qualidade, garantindo um produto muito diferenciado aos nossos clientes, os mais brutos!

Aproveitem para ver as variadas opções disponíveis em nossa loja e descubra a que mais combina com seu jeito, seu estilo, sua personalidade.

Por Denise de Oliveira Guilherme

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário