
No mundo são produzidas 26 milhões de toneladas de alho por ano. A China é o maior produtor mundial, com 21 milhões de toneladas em quantidade de produção por ano. A Índia encontra-se na segunda posição com 1.400.000 toneladas de produção anual.
O Brasil é um expressivo consumidor de alhos. Tradicionalmente, o país é o maior importador de alho do mundo, apesar de dispor de todas as condições de clima, solo, mão-de-obra e tecnologia para ser autossuficiente e até se tornar exportador do produto. Minas Gerais é o maior estado produtor, responsável por quase metade do volume nacional.
O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.
O bulbo do alho (também conhecido como “cabeça”), é a parte da planta que fica embaixo da terra e é muito utilizado na preparação de alimentos, fazendo dupla com a cebola em refogados e diversas receitas.
Além do aroma característico, existem muitos benefícios para a saúde no consumo de alho. Ele consta na lista de alimentos funcionais do Ministério da Saúde, por ser rico em sulfetos alílicos, que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para reduzir o risco de câncer de cólon.
O alho é um dos temperos mais populares do mundo, especialmente no Brasil, onde o sabor que este produto confere aos pratos é bastante apreciado
O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.
No plantio, o mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Em terreno argiloso pesado, o melhor é cultivar em camalhões. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5. Entre 45 e 60 dias antes do plantio, faça uma aração profunda com 35 a 40 centímetros e uma ou duas gradagens.
Porém, as melhores épocas de plantio são os meses de março e abril. O período mais favorável para o plantio do alho está relacionado com a procedência da cultivar, a latitude e a altitude da região onde se vai plantar. Dependendo do tipo de alho e das condições climáticas e de solo.
O tempo que demora para nascer um dente de alho, é de 16 a 30 semanas. Neste período, a cabeça de alho já deve estar desenvolvida. Você vai ter certeza quando as folhas de alho no topo secarem ou começarem a cair. É neste momento que a cabeça de alho está pronta para ser colhida.
Fonte: Artigos relacionados Agronegócios
Sem Comentários | Seja o Primeiro!