Açaí Agricultura Agronegócios Alimentos Economia Produtores Safra

Viabilidade em cultivo integrado do açaí, cupuaçu e baunilha do cerrado são apresentados na Agrotins 2022

Vitrine agrícola traz o extrativismo como alternativa para a agricultura familiar no desenvolvimento de atividade sustentável

Fruto do açaí

O consumo do açaí é cada vez maior, e para atender a essa demanda crescente, que já ganhou o mercado externo, gerando renda e emprego para muitas famílias, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está com a implantação do projeto Frutas Amazônicas, integrando o cultivo do açaí ao cultivo de cupuaçu e aproveitamento para produção da baunilha do cerrado.

Essa unidade demonstrativa de cultivo consorciado será uma das vitrines que o Ruraltins apresentará na 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022).

Alinhada ao tema central desta edição, Integrar: Intensificar e Preservar, “essa vitrine agrícola traz o extrativismo como alternativa para a agricultura familiar no desenvolvimento de uma atividade sustentável, capaz de promover a geração de emprego e renda às famílias no campo”, explicou o diretor de Ciência, Pesquisa e Inovação do Ruraltins, Kin Gomides.

Ainda segundo o diretor, essa vitrine, assim como outras que estão sendo instaladas na área do Ruraltins, foram implantadas baseadas no levantamento da demanda junto à Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa), de Palmas, para atender o mercado de Palmas e região.

Além das frutas amazônicas, na mesma área o órgão está apostando no cultivo da baunilha do cerrado ou da baunilha-banana. “A intenção do cultivo das orquídeas amarelas, de onde vem a baunilha do cerrado, é avaliar a viabilidade econômica dessa especiaria, que cresce naturalmente no bioma cerrado e está listada como uma das iguarias mais valiosas do mundo”, argumentou Kin Gomides.

A área plantada para essa unidade demonstrativa é de 5 mil metros, com as variedades de açaí BRS Pará, que já está em produção e serve de sombra para o cultivo do cupuaçu e de suporte para a baunilha do cerrado.

Fonte: Secom

POR Edvânia Peregrini

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário