Agricultura Agronegócios Agropecuária Alimentos Economia Laticínios Leite Meio Ambiente Produtores Queijo Saúde Sustentável

Fazenda investe em tecnologia de ponta na produção de leite de búfala

Donos de uma propriedade em SP apostam em uma gama variada de produtos: requeijão, manteiga, queijo frescal, mozzarella em trança e burrata.

Os queijos feitos com o leite de búfala conquistam um espaço cada vez maior no mercado brasileiro e, com isso, foram criadas mais oportunidades para os criadores no campo. Uma fazenda em São Paulo investe em tecnologia para garantir partos e a produção de leite durante todo o ano.

A propriedade, liderada pelos irmãos Fábio e Ricardo Cotrim, tem uma gama de mercadorias que engloba o requeijão de búfala, a manteiga, o queijo frescal, mozzarella em trança e a burrata, responsável por 30% da produção.

Atualmente, eles estão ampliando o rebanho com a raça mediterrâneo, boa na produção de leite e de carne.

Benefícios do leite de búfala para a saúde

O leite de búfala é mais nutritivo que o leite produzido por vacas embora mais calórico.

Somos o país com o maior rebanho bubalino dentre os países ocidentais. O leite de búfala apresenta boa demanda, principalmente para fabricação de queijo: muçarela de búfala. Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e a Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o leite produzido por búfalas é mais nutritivo que o leite produzido por vacas embora mais calórico.

Além de rico em vitaminas, minerais e proteínas, o leite de búfala apresenta beta-caseína A2, diferentemente do leite de vaca, que apresenta beta-caseína A1. Esta última causa distúrbios digestivos, em pessoas sensíveis, semelhantes aos causados em pessoas com intolerância à lactose. Já a beta-caseína A2 apresenta boa digestibilidade e, com isso, não causa nenhum problema a elas.

Com sabor adocicado e textura cremosa, o leite de búfala proporciona os seguintes benefícios à saúde humana:

Leite de búfala possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais à saúde.
Foto: Divulgação

Fortalece os ossos

Como é rico em cálcio (bem mais que o leite de vaca), o leite de búfala contribui com a boa formação do sistema ósseo, o que favorece o crescimento (em crianças) e fortalece os ossos (em adultos). O consumo regular de leite de búfala também previne a osteoporose (muito comum em mulheres no climatério e na menopausa).

Melhora a imunidade

Fonte de vitaminas A e C, o leite de búfala melhora a imunidade, até mesmo de pessoas idosas. Sua ingestão fortalece o sistema imunológico, pois estimula a produção de anticorpos essenciais à defesa do organismo. Esses “soldados naturais” combatem agentes patógenos, como vírus e bactérias, causadores de infecções.

Combate os radicais livres

Novamente as vitaminas A e C se destacam, pois ambas apresentam ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, causadores de doenças degenerativas e aceleradores do envelhecimento. Esses elementos oxidam as células saudáveis, o que pode causar até mesmo tumores malignos (câncer).

Melhora a circulação

Outro importante nutriente do leite de búfala é o ferro. Esse poderoso mineral contribui com a produção de glóbulos vermelhos o que fortalece o sistema circulatório e melhora a circulação. Além disso, o ferro garante a boa oxigenação do organismo e previne doenças vasculares, como derrame e varizes.

Reduz a pressão arterial

O alto índice de potássio no leite de búfala age nos vasos sanguíneos, como um excelente vasodilatador, o que previne problemas cardiovasculares e reduz a pressão arterial. Enfim, este e todos os outros nutrientes presentes no leite produzido por búfalas promovem a manutenção da boa saúde do indivíduo.

Fontes: mundoboaforma.com.br; segs.com.br

Por Andréa Oliveira.

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário