Boiadeiros Caipira Música Sertanejo

A influência da cultura e do povo sertanejo para a sociedade

O conceito vai além da música, se estendendo à forma de se vestir, à culinária e também as tradições

O sertanejo saiu do Nordeste e espalhou a sua valiosa cultura pelo Brasil

O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalhou por todo o Brasil. Os sertanejos são parte da mistura dos brancos com índios que habitavam o sertão nordestino.

Em razão das difíceis condições de vida, decorrentes da seca, era difícil plantar na região de solo ressecado. Desse modo, a venda do couro e da carne do gado passou a ser a atividade econômica que garantia a subsistência da população. Pelo fato do sertão se estender do Nordeste ao trecho norte de Minas Gerais, o estilo de vida foi se espalhando pelos interiores e os hábitos compartilhados pelos povos que enfrentavam os mesmos desafios e desenvolviam padrões de sociabilidades semelhantes.

O jeito simples, as formas de se vestir, as comidas e o trato com o gado estão entre os elementos culturais que unem os sertanejos de modo geral. Mas, sem dúvidas, a habilidade com o violão e a inspiração tanto na elaboração de versos de amor quanto sobre temas do mundo rural, foi o fator que rompeu fronteiras e fez o Brasil se apaixonar pela cultura sertaneja.

A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura.

Este ritmo conta com letras que exaltam a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país. O Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Além da música, algumas tradições também são destaque. Em Iporá, região oeste de Goiás, acontece o maior encontro de mulas do mundo, o tradicional Encontro Nacional dos Muladeiros. Comidas típicas, concursos, competições, grandes shows e provas de animais marcam a festa. “A cultura sertaneja foi passada de geração em geração na minha família.

Nas vestimentas, na comida, nos costumes e principalmente na música, a cultura sertaneja é uma valiosa marca da brasilidade. Sendo assim, é importante comemorar o Dia do Sertanejo, que acontece em 3 de maio. A data homenageia as tradições de um povo que surgiu no sertão do Nordeste e gradualmente se espalhou por diferentes pontos do Brasil.

Em 1960, mais precisamente no dia 3 de maio de 1964, o Dia do Sertanejo começou a ser celebrado em iniciativa da Rádio Aparecida. A intenção era reverenciar os nobres e talentosos violeiros do sertão, que tinham o hábito de ir às missas na cidade de Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, o produtor e apresentador, Geraldo Meireles, propôs que os músicos sertanejos se encontrassem todos os anos na cidade do interior paulista para honrar a música sertaneja.

Rica e multifacetada, a cultura sertaneja exerce hoje enorme influência em todas as partes do Brasil, seja em regiões rurais ou urbanas. Por isso, é fácil entender porque as músicas encantam pessoas de variadas idades há décadas. Sente curiosidade em entender sobre essa apaixonante marca cultural do nosso país e quer descobrir excelentes festas de sertanejo no Brasil para você incluir no próximo roteiro de viagem.

Fonte: Flickr/Ministério da Cultura, CCA, Wikimedia Commons.

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário