Uma manifestação passada de geração para geração

A cavalgada é uma tradição milenar, que surgiu na Europa e na África em meio às atividades de domesticação de cavalos, que é um processo onde o animal se adapta ao homem ao longo de gerações e métodos de moldagem. Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio.
Os indícios arqueológicos nos mostram que a iniciação de domesticação são da era glacial, cerca de 500 mil anos atrás. No Brasil chegou durante o processo de ocupação de territórios, entre os séculos 17 e 18. Conduzindo o gado bovino e equino de uma fazenda para outra, os tropeiros, montados a cavalos ou burros, se alojavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais.
Em nossos dias, as cavalgadas são costumes que unem fazendeiros, peões e apaixonados por muares e equinos.
Essa manifestação cultural é passada de geração para geração e encanta pessoas de todas as idades. Nada passa despercebida nessa grande reunião, sejam os arreios cheios de detalhes, a beleza dos animais ou os trajes dos participantes. É espetáculo que agrada quem assiste a travessia de cada comitiva.
Sobre mulas ou cavalos transportam mercadorias ou gado pelos caminhos do interior do país.
Cavalgar é uma experiência que tem ganhado cada vez mais adeptos e fãs. Além de fortalecer o elo do homem com a natureza, a atividade é dinâmica e tem várias modalidades. Definida como atividade de turismo de aventura, a cavalgada utiliza para ser praticada cavalos mansos e treinados para a atividade.
As cavalgadas podem ter diferentes objetivos: religioso, cívico, ecológico ou esportivo. Elas podem ter cunho de competição, ou simplesmente, representar a busca por prazer, diversão e contato com a natureza.
Por ser uma atividade alegre, descontraída e normalmente, bem organizada, a cavalgada é praticada por mulheres, homens, jovens, crianças e idosos. Ou seja, é uma tradição muito democrática e acessível.
Os passeios a cavalo podem ser feitos em diferentes lugares. Não há muitas restrições, desde que o terreno seja favorável para as cavalgadas. Normalmente, o evento acontece em trilhas, campos, estradas, fazendas, plantações e riachos. O ideal é que o trajeto possibilite a contemplação da flora e da fauna local. Além disso, a programação deve valorizar o entretenimento. Bons exemplos desse tipo de passeio são as chamadas Cavalgadas Show, que envolvem a cavalgada em si e as apresentações musicais.
Os tipos mais comuns de Cavalgadas
*Cavalgadas Progressivas: Esse passeio consiste no deslocamento de um ponto ao outro.
*Cavalgadas de campo fixo: Entre os tipos mais comuns de cavalgadas, está o de campo fixo.
*Cavalgadas de expedição: tipo acampamento.
*Cavalgada de passeio: atividade de turismo de aventura.
*Cavalgadas de desfile.
Para participar de uma cavalgada, deve-se considerar seu nível de experiência, porte físico e travessia.
Este evento tem para todos os gostos e em qualquer região do país. Aí, é só caprichar no figurino:
1) Garanta seu jeans
2) Prefira camisa xadrez ou estilo western
3) Escolha um belo chapéu
4) Bota ou botina
Visite o nosso site e encontre os adereços necessários e mais charmosos para aproveitar momentos especiais na sua próxima cavalgada!
Por Denise de Oliveira Guilherme
Foto Luiz Wessler
Sem Comentários | Seja o Primeiro!