
A disponibilidade de água é cada vez menor em vários lugares no Brasil e no mundo, tanto pelo aumento da sua utilização quanto pela diminuição de sua demanda pela degradação dos recursos hídricos e mananciais. Do mesmo modo, a produção de alimentos e matérias-primas na agricultura é bastante dependente desse recurso, uma vez que 70% de toda água utilizada no mundo vai para esse setor da economia, principalmente para a irrigação. Diante dessas questões, o emprego da água de reúso na agricultura apresenta-se como uma das principais propostas a serem aplicadas.
Uma prática que vem se tornado cada vez mais comum no Brasil é o reuso da água. Empresas de saneamento tratam os esgotos e reutilizam esse efluente tratado, a chamada água de reuso. “Água de reuso é um efluente tratado, resultante de todo um processo de purificação e tratamento. Logo, a reutilização da água na agricultura proporciona uma maior economia dos recursos hídricos e também serve para atender locais em que a existência de água é escassa.
Com as mudanças climáticas e a extensão de tempos de seca e estiagens, preocupar-se com os recursos hídricos e como eles são aplicados nas lavouras certamente virou uma obrigação dos produtores rurais.
O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais
A escassez de água é um problema grave e pode comprometer as lavouras. O reúso é uma excelente opção.
Lavoura prejudicada pela escassez de água
Uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum em outros países e já chegou ao campo brasileiro é o reúso de água, uma técnica que visa utilizar a água oriunda de indústrias, comércios e residências para a aplicação na irrigação.
Para isso, essa água, também chamada de “água cinza”, passa por um tratamento visando eliminar toda e qualquer matéria orgânica e os microrganismos patógenos antes de sua utilização na lavoura.
Mesmo que em um primeiro momento a sua qualidade possa parecer inferior à água potável encontrada em rios, lagos ou fornecida pela chuva, é uma opção válida aos locais que enfrentam secas ou estiagens longas, garantindo desenvolvimento satisfatório das plantas.

Como fazer o reuso de água na agricultura?
Um dos grandes desafios atuais é equilibrar a demanda com a disponibilidade hídrica existente.
Nesse sentido, o reúso da água na agricultura é uma prática fundamental para o gerenciamento dos recursos hídricos.
O processo também ajuda a promover um desenvolvimento sustentável no campo.
Com isso, a reutilização da água tem se difundido em todo o mundo.
No entanto, o agricultor precisa ter atenção, pois práticas inadequadas podem causar danos à saúde humana, animal e ao meio ambiente.
Qual a importância da reutilização da água na agricultura?
Cada vez mais, a disponibilidade de água de qualidade e em quantidade adequada para a produção agrícola é restrita. Nesse sentido, alguns fatores que regulam essa condição estão diretamente relacionados com a sustentabilidade do ambiente onde estão os mananciais.
Entre os recursos naturais mais utilizados na produção de alimentos ou de outros produtos, a água tem-se mostrado um fator limitante para o sucesso de qualquer agricultor. Um dos principais motivos para isso é a sua escassez e, em alguns casos, a falta de qualidade.
Para solucionar o problema de carência hídrica, o reúso da água está se tornando uma importante prática na agricultura. Se bem utilizada, a estratégia pode ser bastante eficaz para preservar os recursos hídricos, além de evitar a utilização indiscriminada.
Afinal, cabe ressaltar que as práticas agrícolas são das que mais empregam água em seu processo produtivo. Assim, buscar formas de tornar a atividade econômica mais sustentável é fundamental para reduzir o consumo e apoiar o meio ambiente.
Logo, a reutilização da água na agricultura proporciona uma maior economia dos recursos hídricos e também serve para atender locais em que a existência de água é escassa. Outro ponto importante do reúso é o fato de que ele auxilia localidades em que a estiagem prejudica as lavouras em determinados meses do ano.
Além disso, alguns elementos residuais que permanecem na água após o tratamento realizado para o reúso podem ser benéficos para as lavouras.
Entre eles, estão o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
Como economizar e melhorar o reúso da água na agricultura?
Agora que você conhece a importância do reúso da água na agricultura, precisa saber como colocá-lo em prática.
Algumas atitudes ajudam o produtor rural a fazer um uso mais racional dos recursos hídricos, evitando o desperdício por utilizar somente o necessário.
Calcule a evapotranspiração
No campo, cada lavoura tem uma taxa de evapotranspiração própria. Esse conceito está relacionado à quantidade de água que a cultura perde para o ar por meio da transpiração das plantas. Logo, uma forma de utilizar melhor o recurso hídrico é calcular essa taxa diariamente.
O cálculo é feito por meio de parâmetros como a temperatura e a quantidade de chuvas na área do cultivo.
Cuide da saúde do solo
A saúde do solo ajuda a reter a água e a evitar desperdícios, mesmo da água de reúso. Portanto, cuidar dessa característica é fundamental para um melhor aproveitamento da água.
Fonte: Sites diversos
Sem Comentários | Seja o Primeiro!