Estimativa da Conab aponta aumento de 15,9% na área de plantio do amendoim no País e produção de 700,5 mil toneladas; Estado de São Paulo representa 90% de toda a produção brasileira de amendoim

Produtores de amendoim estão investindo mais no plantio da cultura na região do Noroeste Paulista, na safra 2021-2022. Em muitas destas áreas, se destacam os plantios do amendoim, que fazem rotação com a reforma dos canaviais, o que tem resultado no crescimento da cultura em regiões das cidades paulistas, onde a cana-de-açúcar predomina. Na previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o estado paulista, o aumento é de 14,4% na área plantada e estabilidade na produtividade do amendoim, na comparação com a temporada anterior.
Segundo o presidente da Câmara Setorial do Amendoim, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Vizeu, 80% das áreas plantadas com amendoim, por produtores paulistas, estão em áreas de reformas dos canaviais.
“A cana-de-açúcar deve ter em torno de 1 milhão de hectares anuais, que passam por reforma do canavial e se encaixa muito bem com os plantios de amendoim, que somam aproximadamente 200 mil hectares no Estado”, afirma.
Vizeu acredita que ainda há muita área, em canaviais, para os produtores investirem na cultura do amendoim, que vem crescendo, em média, 10% a cada ano, no estado de São Paulo.
Ele explica que após o quinto ano de corte da cana, os produtores são orientados a reformar o canavial por problemas de doenças no solo. E o amendoim, uma cultura rica em nitrogênio, fortalece o solo com esse nutriente e outros por meio da palhada, beneficiando a cana-de-açúcar.
“A demanda pelo amendoim vem crescendo, estimulada também pela exportação do produto, com média de aumento entre 4% e 5% ao ano. No ano passado, por problemas de logística, com os contêineres, impactou a exportação. Mas ainda assim, o crescimento com o produto representou aumento de 25%, se comparado com a safra anterior.”
Vizeu avalia ainda que a perspectiva da safra de amendoim, de 700,5 mil toneladas estimadas pela Conab (17,4% maior que a safra anterior), no País, deve atrair mais produtores interessados no plantio de amendoim, neste ano. “Avaliamos ainda, no estado de São Paulo, uma expectativa de 30 mil hectares a mais de área para o plantio de amendoim em 2022”.
Em 2021, o estado paulista produziu 674 mil toneladas de amendoim em casca, em área de 173 mil hectares, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), sendo o maior produtor de amendoim do Brasil e responsável por 90% da produção nacional da leguminosa. Segundo Vizeu, 70% da produção do amendoim em casca, no País, são destinadas para a exportação, principalmente para países da União Europeia.
Por: Cristina Cais
Fonte: Agro diário
Sem Comentários | Seja o Primeiro!