Símbolo de respeito e fé

A cruz tem para muitos um significado respeitoso, devotado e que remete ao momento de reverência a Cristo.
Ela se compõe, simplesmente, da intersecção de duas retas (uma horizontal e uma vertical). A forma teve sua origem na antiga Caldeia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes no Egito, por volta dos meados do século 3.
A luz cristã, possui significados religiosos e sociais, retrata dois lados antagônicos: É a conformidade entre a vida e a morte, mundo espiritual e mundo terreno, condenação e redenção.
Esta marca católica igualmente nos aponta sentimentos opostos: a dor e o sacrifício em conflito com o perdão e o amor.
Pensando nos momentos em que se lembra da cruz, individualmente, ela representa para muitos, o momento em que Jesus foi crucificado, ou seja, o significado da cruz fala de morte. Os cristãos vêm a cruz como a forma pela qual Jesus foi sacrificado para reparar o pecado de seu povo, um momento de redenção.
A Cruz se tornou o principal símbolo do Cristianismo
Os reformadores procuraram evitar o uso da cruz. Eles não achavam que a cruz como um símbolo de identificação tinha algo de errado. Eles queriam apenas suprimir qualquer tipo de idolatria que pudesse surgir da má interpretação desse símbolo.
Estudiosos apontam para a possibilidade de antes mesmo da queda de Jerusalém em 70 d.C., a cruz já ter sido utilizada como forma de identificação dos cristãos daquela cidade. Inclusive, alguns túmulos de cristãos que datam dessa época trazem a figura da cruz impresso neles.
A maior parte das religiões tem seus símbolos estabelecidos.
Porém, não existe uma passagem que estimule o uso da cruz ou qualquer outro atributo. Isto demonstra que a decisão dos cristãos de usar a cruz como reprodução de sua Fé, fizeram com o objetivo de servir de identificação.
A cruz por si só, não possui nada de especial ou poderoso, porém, é um signo que transmite energia, traz a luz interior para quem acredita, tem fé e esperança.
Por Denise de Oliveira Guilherme
Sem Comentários | Seja o Primeiro!