Ritmo musical e estilo de dança

Tem ritmos que são envolventes mesmo e nos contagia pela sua energia, alegria.
A Catira é um desses ritmos muito característicos e presentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Conta-se que essa dança surgiu no século XIX como uma demonstração musical urbana e com inspiração da mistura de negros, portugueses e indígenas.
É uma dança que tem como característica a batida das mãos e dos pés e se destaca por ser um dos gêneros mais notáveis do folclore brasileiro, advinda de culturas portuguesa, europeias, africana, indígena e espanhola.
Os instrumentos usados na época eram flautas, chocalhos, cuias, etc. Um dos passos mais executados é o “Serra Abaixo”, onde o grupo vai se deslocando em círculo e com uma batida de pé que vai marcando o compasso da dança, mostrando a forte influência indígena no seu bailado.

Também conhecida como cateretê, essa dança está associada ao universo sertanejo e geralmente é formada por seis a dez dançarinos, além de uma dupla de violeiros que canta e toca modas de viola, desenhando o ritmo aos passos.
A Catira se desenvolve com a divisão das fileiras opostas, encabeçadas pelos violeiros que conduzem a dança com sua cantoria, e onde os integrantes trocam de lugar e voltam ao ponto inicial. Essa sequência é chamada de ‘recortado’. Posteriormente, os violeiros finalizam com o “levante”, onde os dançarinos repetem todos os movimentos como as batidas de pés, mãos e pulos. Esse ritmo de passos é alternado até o final da dança.
A vestimenta dos catireiros são as botas, calças jeans, camisa listrada, chapéus, que caracterizam a dança como sertaneja. Geralmente era dançada apenas por homens, os chamados de catireiros, hoje conta com a presença de mulheres e crianças em grupos de catiras e até dançando em conjunto com homens.

Catira não se define apenas como uma referência de dança. Catira é também um estilo de vida, onde, através de trocas, cresce o espírito social, educacional e cidadão.
A cultura brasileira é rica em vários seguimentos. A catira é um destes símbolos que valoriza e motiva a nossa gente a evoluir, interagir, levando alegria, diversão e conhecimento.
Por Denise de Oliveira Guilherme
Sem Comentários | Seja o Primeiro!