
60% das cargas no Brasil são escoadas através do modal rodoviário, logo, essas cargas são transportadas pelos motoristas e caminhoneiros.
Em uma pesquisa publicada pela ChildHood, feita em conjunto com a Universidade Federal de Sergipe, mostra que existem cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil, e essa é uma classe que é um tanto precarizada pela falta de atenção de várias partes da cadeia de suprimentos, por isso, não podemos deixar de olhar e pensar em melhorias para os caminhoneiros.
A importância dos caminhoneiros no transporte
60% de todos os produtos e commodities, de todas as riquezas produzidas no país, de todas as cargas que saem de uma origem e vão para algum destino estão sendo transportadas por caminhoneiros que deixam suas famílias e vão desbravar o país para garantir o abastecimento de indústrias, mercados e fornecedores.
Como as transportadoras são responsáveis por todo esse processo de embarque a partir da indústria, é nelas que se deve ter uma visão mais próxima das necessidades de cada motorista e de cada viagem a ser iniciada, tendo compatibilidade de valores, condições e prazos de entrega.
Como muitas vezes o transporte é feito “às cegas”, sem um acompanhamento efetivo da viagem do motorista, o caminhoneiro e a carga ficam sem visibilidade da fábrica ao destino, sem previsibilidade de horário.
E, pensando nisso, a CargOn desenvolveu o Tracking, uma solução de acompanhamento de todo o carregamento e trajeto do caminhoneiro de maneira digital, bom para a transportadora e indústria, mais segurança para o motorista que está na estrada
A importância dos caminhoneiros na economia do Brasil
Se falamos em transporte de riquezas, vemos que a importância dos caminhoneiros num papel ativo na economia do Brasil. Vemos, por exemplo, que o Agronegócio tem uma soma de 30% do PIB brasileiro (dados de 2021). O que é colhido ou produzido pelo setor, precisa ser, obviamente, transportado.
Como muitas cargas são transportadas por vários modais, o transporte rodoviário é o que conecta todas elas, como por exemplo a cabotagem, que é feita entre portos através de caminhões, essencial para manter um bom fluxo de cargas por todo o país.
Na área de commodities, no campo dos minérios, tivemos crescimento expressivo nos valores de produção e tributos recolhidos. Segundo o IBRAM, o setor mineral cresceu cerca de 98% no primeiro semestre de 2021, se comparado com 2020.
E, devido a essas frentes serem um dos grandes contribuidores para o PIB nacional, vemos que os caminhoneiros fazem parte de toda essa logística, ressaltando ainda mais sua importância dentro do cenário econômico do país.
Fonte: Cargon
Sem Comentários | Seja o Primeiro!