Alimentos Cultura Economia Grãos Milho Saúde

Milho de pipoca: Uma delícia saudável

Tradicional pipoca estourada na panela. Um petisco deliciosamente saudável – Foto: iStock

As pipocas são pequenos “floquinhos brancos”, macios, com um preparo simples e cheiro tão bom que é sentido a longa distância. Sem contar o sabor delicioso, que combina com qualquer diversão, como ver filmes, ir ao circo, reunião de amigos, festas infantis, a pipoca se torna imprescindível e é encontrada em qualquer lugar do mundo.

Em pesquisas, atenta-se que ela surgiu na América Central, nas profundezas das cavernas Mexicanas, arqueólogos encontraram o mais antigo vestígio de milho de pipoca, a semente da planta da espécie Zea mays. Vislumbra-se que sua idade ultrapassa os 5,500 anos.

Estima-se que o milho pipoca gratifica mais do que o cereal convencional, mas desafios tecnológicos ainda emperram a ascenção dessa cultura no Brasil.

Em regiões mais próximas dos centros consumidores, a saca pode chegar a valer R$ 90. Existe uma tendência que haja uma expansão do cultivo de milho de pipoca em várias regiões produtoras, como forma de diversificação de culturas e garantia de melhor remuneração ao produtor.

Além de movimentar a economia, as pipocas são saudáveis. O milho é um alimento extremamente energético, rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, principalmente a vitamina A (carotenoides), que dá a cor amarelada ao grão e, quando ingerida, possui considerável função antioxidante.

Não é fácil de acreditar que este petisco singular possa ser saudável! Mas é real. Além de não engordar, a pipoca tem diversos fatores benéfícos para a saúde:

-Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes;

-Ajuda na prevenção do câncer;

-É divertido de fazer e de comer;

-Melhora o sistema digestivo e intestinal;

-Auxilia no controle do diabetes;

-Atua na perda de peso por ser rica em fibras e pobre em calorias;

-É um alimento sociável: ideal para dividir com amigos e com a família;

-Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres;

-Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças.

O Brasil é o segundo maior consumidor de pipoca do mundo, perdendo apenas para o EUA, que consome mais de 1 bilhão de kg. de milho de pipoca por ano.

A pipoca do bom e velho jeito, feita na panela com os ingredientes que você já´ está acostumado a fazer são as mais recomendadas por nutricionistas.

Então, faça pipoca sempre que puder, para compartilhar esta delícia com sua turma de amigos, familiares ou mesmo sozinho. O importante é aproveitar esse petisco irresistível e de tantos benefícios a sua saúde.

Por Denise de Oliveira Guilherme

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário