Economia Entretenimento Peão Rodeio

Rodeio: O surgimento no Brasil

As festas de rodeio no Brasil são muito tradicionais, movimentam a nossa economia e trazem muito entretenimento

Foto Divulgação

Os rodeios tiveram sua origem, segundo registros históricos, no século XVII. Depois de vencer a guerra contra o México, os colonos norte-americanos acabaram adotando costumes de origem espanhola. As festas mexicanas e a doma foram o começo. Depois veio o rodeio, que pegou o rumo das fazendas de gado no Centro-Oeste.

Em nosso território nacional, a festa do peão começou na década de 1940, na cidade de Barretos, que sedia o maior rodeio do país até hoje. Nessa época, a cidade tinha negócios voltados principalmente para a pecuária, com a criação de bovinos direcionada para um grande frigorífico instalado naquela região.

Barretos é a mais conhecida cidade dos boiadeiros por possuir um caminho indispensável em seu trajeto, pois a cidade estava exatamente no percurso de acesso as velhas estradas reservadas ao transporte de gado.

O primeiro rodeio foi bem diferente do que conhecemos hoje.

Naquele tempo, o projeto da prefeitura era realizar uma quermesse na praça central da cidade, onde o espaço demarcado para a apresentação, eram os bancos. Os peões se encontravam e, para descontrair e se divertir, montavam bois e cavalos, desafiando uns aos outros para mostrar quem tinha mais habilidade. Os boiadeiros desviaram todos os olhares para eles, o que despertou um momento de triunfo para organizadores, pois começaram a cativar o público, e então, surgiu o rodeio, que se tornou uma festa emblemática no Brasil inteiro.

Em pouco tempo, a cidade se transformou em referência para organização da festa em outros municípios.

A crescente ascensão do setor tecnológico se dispôs decisivamente na inovação para a cultura agro, que são retratadas no amplo aperfeiçoamento que estão inseridos no rodeio, como os telões, a organização grandiosa para receber as pessoas, uma arena dinâmica que proporciona competições de resultados na sua melhor essência.

Os rodeios demonstram que nasceram para ficar.

A evolução e o grande sucesso deste evento, desde a apresentação do primeiro rodeio realizado em 1947 até os nossos dias atuais, se deve a aplicação de milhões de reais, transformando os peões em legítimos astros da festa, competidores que almejam prêmios milionários designados nestas competições.

E dia 18 de agosto começa a maior festa de peão na cidade de Barretos. Grande é a expectativa deste evento, pois com a pandemia ela vem sendo adiada.

Estaremos presentes neste grande acontecimento. O Stand da Sacudidos se encontra em local estratégico.

Faça-nos uma visita!

Por Denise de Oliveira Guilherme

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário