Agronegócios Agropecuária Cavalo Economia Pecuária Produtores Sela

Sela de cavalos 

Componente essencial para uma montaria segura

A Sela é componente extremamente importante para o cavaleiro e o cavalo, pois indicam a segurança, o conforto e cuidados para ambos. A vida útil do cavalo melhorou muito depois do aprimoramento na confecção das selas, contendo uma matéria prima adequada, que distribui o peso do cavaleiro no dorso do cavalo, diminuindo a pressão sobre este local.

O que se sabe sobre o surgimento das selas é que estão na história do mundo há alguns milênios. Crê-se que entorno de 700 a.C. se tem indícios dos primeiros acessórios similares à sela, que eram de pano com franjas ou almofadas que foram utilizadas pela cavalaria assíria. Ficavam fixadas com uma tira de couro ou de tecido na altura no peito e na garupa.

A confecção das primeiras selas de madeira se deu nos primeiros anos da era cristã, pela tribo nómada que se encontravam na região do mar negro. Eram feitas com armação de madeira e tinham feltro que cobria todo o seu entorno. Foram adequadas como modelo para as selas que utilizamos hoje em dia, confeccionadas por tiras de madeira ou plástico, reforçadas com placas de metal.                                                               

 A sela surgiu exatamente como uma necessidade de proporcionar mais equilíbrio para cavalgar, além de também prover mais conforto.

O desenvolvimento de montagem das selas é bem artesanal, com particularidades no couro e o zelo de quem fabrica. Todo o início se dá com a armação, a essência da sela, que pode ser de madeira ou de fibra que deixa a sela mais leve. O couro de boi vem sendo substituído pelo de búfalo.

São vários os tipos de sela disponíveis no mercado. Há um padrão comum d sela do cavalo que geralmente têm um modelo com que todos os outros tipos de selas são feitos. Os fundamentais itens são:

Assento: é a parte onde se monta de fato. Normalmente é onde o coro é mais macio para que a cavalgada seja mais confortável;

Estribo: onde se apoia os pés, normalmente feita de metal, ainda que existam os feitos de couro ou até mesmo de madeira;

Suadouro: é a parte de “dentro” da sela, que ficam em contato direto com a pele do animal;

Pito: suporte onde podem ser colocadas as cordas, além de também servir como ponto de apoio.

Na hora de escolher a sela, deve-se levar em conta o seu intuito. Uma sela para passeio pode ser simples e leve. As medidas precisam ser de acordo com a anatomia do animal, não podem ser grandes nem pequenas.

Uma sela de excelência e confortável se apoia com uniformidade na musculatura dorsal do cavalo e os estribos são fixados em uma posição que possibilita a boa colocação de perna do cavaleiro, os loros devem ser fortes e sem recortes. O couro deve ser resistente, as ferragens feitas de metal inoxidável e as barrigueiras devem conter espessuras e acabamento que evite assaduras nos animais.

Preservar a segurança, integridade e saúde dos cavaleiros e do cavalo são essenciais para uma montaria, cavalgada ou passeio mais prazerosos e estabilizados.

Por Denise de Oliveira Guilherme

Você pode gostar também

Sem Comentários | Seja o Primeiro!

    Deixe um Comentário